fbpx
quarta-feira, abril 24, 2024
23.8 C
São Paulo
InícioDicas de reparoImpressora falhando mesmo após a limpeza do cabeçote. E agora?

Impressora falhando mesmo após a limpeza do cabeçote. E agora?

Fez a limpeza do cabeçote de impressão e sua impressora Epson continua falhando, com riscos, desbotamentos ou tem tinta mas imprime falhado?

Após 20 anos de experiência com manutenção de impressoras, pude presenciar muitos “detalhes” que fazem toda a diferença no resultado final de uma boa limpeza de cabeçote.

Então, listei nesse artigo, alguns dos principais fatores que influenciam diretamente na causa das falhas de impressão persistentes do seu equipamento.

Leia também:

Importante…

impressora com impressão falhando
4 principais fatores que causam falhas de impressão recorrente na sua impressora Epson – Imagem: Como Clube

Aqui no blog ensino 4 técnicas para a limpeza da cabeça de impressão de forma simples e segura no artigo: Limpeza de cabeçote Epson: passo a passo.

Dessa forma, é importante dar uma olhadinha em cada uma delas antes de passar para essa segunda etapa, combinado?

Agora, se você já realizou os 4 procedimentos e o equipamento continua apresentando o problema é de extrema importância considerar o seguinte checklist:

90% das falhas de impressão recorrentes são causadas por esses fatores

1. Tempo

relógios
O tempo é dos principais fatores relacionados à falhas de impressão nos equipamentos com tanque de tinta – Imagem: Canva

a) Há quanto tempo sua impressora está sem uso?

Se sua impressora está a mais de 6 meses parada, tenho que te dar os pêsames, tendo em vista que, quanto maior o tempo de desuso mais difícil torna-se a recuperação.

Um período tão longo de desuso, pode causar o “empedramento” da tinta nos orifícios do cabeçote e embora eu já tenha presenciado algumas exceções, tenho que te deixar consciente de que as chances são bem menores.

b) Na última vez em que ela foi utilizada foi feito o desligamento de forma correta?

Se você tem o hábito de desligar o estabilizador ou puxar a tomada da impressora antes que ela finalize o desligamento do painel, comece a rezar!

Todas as impressoras, independente da marca, possuem uma peça chamada Cap Station no qual a cabeça de impressão fica protegida quando o equipamento não está em funcionamento.

Se você interrompe o desligamento completo do painel , a cabeça de impressão fica no meio do caminho e sem nenhuma proteção!

Apesar de não ser nada bom para a impressora, se isso acontece de um dia para o outro não há danos e você consegue resolver com a limpeza através do software.

Agora, se isso acontecer em um final de semana, às vésperas de um feriado, ou antes de uma viagem… Prepare-se para o prejuízo!

2. Tintas

refis de tinta para impressora
As tintas também podem ser vilãs nessa história e influenciar a qualidade das suas impressões – Imagem: Canva

a) Você faz uso de tinta original ou compatível?

Se você faz uso de tinta original as chances de recuperação do seu cabeçote são bem maiores.

Primeiro, porque trata-se de um produto elaborado especificamente para o seu equipamento.

Segundo, porque temos que ter consciência de que há muitas falsificações e tintas ditas como compatíveis de péssima qualidade no mercado, com composições que podem ser fatais para o seu equipamento.

Não estou aqui para crucificar o uso de tintas compatíveis, e inclusive indico algumas marcas de excelente qualidade, no qual faço uso em minha manutenção a décadas.

Mas, tendo em vista que a composição de muitas marcas no mercado é desconhecida, você deve ter ciência de que elas podem sofrer reações químicas quando misturadas com o resto de tinta original ou com outra marca de tinta compatível. Causando consequentemente cristalizações e entupindo, muitas vezes irreversíveis no seu equipamento.

Veja o exemplo de uma cliente que utilizou uma tinta compatível comprada em uma papelaria a um custo inferior a R$10 o frasco.

tinta de impressora descartada
Tinta que sofreu processo de cristalização após reação química e foi retirada do tanque de tinta após um período de uso – Imagem: Como Clube

Infelizmente, é muito difícil haver recuperação em casos como esse, já que a tinta se transforma em “pedras” dentro do sistema de tinta e do cabeçote.

b) Cuidado com tintas falsificadas!

Na maioria das vezes, a tinta falsificada pode ser tão ruim, ou ainda pior, do que a tinta compatível de marca duvidosa.

Tendo em vista que trata-se de um produto com composição desconhecida e de extrema baixa qualidade, as chances de reação química, empedramento e dano da cabeça de impressão são bem maiores.

Nesses casos, além da limpeza da cabeça de impressão, é necessária a limpeza completa do sistema de tintas. Senão, provavelmente, você vai jogar tempo e dinheiro fora.

No vídeo abaixo, ensino como realizar o procedimento em uma Epson L3150, mas a lógica é a mesma em outros modelos:

Aprenda como realizar a limpeza completa do sistema de tintas da sua impressora Epson

c) A tinta que você utiliza é corante, pigmentada, comestível ou sublimática?

O tipo de tinta utilizado tem muita influência em relação ao entupimento.

As tintas pigmentadas e sublimáticas, por exemplo, quando não utilizadas com a periodicidade mínima, vão causar muito mais entupimento do que uma tinta corante. Tanto devido a sua viscosidade, quanto devido a sua composição.

Se você faz uso desses tipos de tinta e não imprime com frequência, a limpeza pode ser mais complicada.

d) Você misturou tintas de tipos diferentes na mesma impressora?

Jamais misture tintas diferentes na mesma impressora!

A maioria das tintas originais da Epson são corantes, e a mistura delas com outro tipo de tinta (pigmentadacomestível ou sublimática) no mesmo tanque de tinta, causa reações químicas que danificam seu equipamento, já que elas possuem viscosidade e composições diferentes.

Se isso aconteceu, mesmo que acidentalmente, é preciso procurar um técnico ou realizar o procedimento do vídeo acima, para realização da limpeza completa do sistema de tintas, ok?!

e) A quanto tempo essa tinta está na impressora?

Quando a impressora não é utilizada com tanta frequência, muitas das vezes, nem nos lembramos quando foi a última vez que recarregamos o tanque de tinta.

Acredite ou não, já presenciei casos em que a impressora estava com  a mesma tinta a mais de 5 anos!

E isso, também, pode estar prejudicando a impressão, tendo em vista que o produto já pode ter vencido e começado sofrer “cristalizações”.

Nesses casos, além da limpeza do cabeçote também é aconselhada a limpeza completa do sistema de tinta para aumentar as chances de recuperação do cabeçote, ok?!

3. Dampers

damper de impressora
Os dampers também estão no ranking das causas de falha de impressão – Imagem: Como Clube

Outro problema bem comum é a entrada de ar em um, ou todos os dampers, que são os “cartuchos” onde a tinta fica armazenada para descer para a cabeça de impressão.

Quando isso acontece o equipamento também vai apresentar falhas.

Confira abaixo, o passo a passo para descobrir se há o problema e como solucioná-lo.

Nesse primeiro vídeo o procedimento esta sendo realizado em uma Epson L3110 e pode ser replicado com a mesma lógica em modelos como L3150, L3250 e L3210:

Tutorial: retirada de ar dos dampers impressoras Epson L3250, L3210, L1250, L3150, L3110 e similares

Nesse outro tutorial ensino o mesmo procedimento em uma L4150. Essa opção pode ser replicada em modelos como a Epson L4160 e L4260, por exemplo.

Tutorial: retirada de ar dos dampers impressoras Epson L4260 L4160 L4150 e similares

A técnica pode ser replicada em qualquer outro modelo da marca, basta conferir qual dos 2 vídeos possui o tutorial com o acesso aos dampers mais parecido com o da sua impressora, ok?!

4. Problemas na bomba de sucção do sistema de limpeza

Alguns modelos, como Epson L3110, L3150, L4160, L3250, L3210, L1250, L4260, podem apresentar efeito memória na mangueira da bomba de sucção.

Isso pode ocorrer quando a mangueira é pressionada ou dobrada por um longo período na mesma posição, incorporando um novo formato.

Isso faz com que o sistema de sucção não funcione mais, como anteriormente, o que consequentemente, faz com que a tinta da cabeça de impressão não seja puxada corretamente nas limpezas automáticas de cabeçote, causando as temidas falhas de impressão.

Se a sua impressora estiver com esse problema, não adianta fazer infindáveis limpezas da cabeça de impressão, já que a causa das falhas pode ser outra, entende?!

No vídeo abaixo, também explico como descobrir se há o problema e como solucioná-lo:

Como substituir a mangueira da bomba de sucção das impressoras Epson

A hora de procurar uma assistência técnica

Se você já realizou os procedimentos indicados e não conseguiu resolver o problema. Ou, não tem habilidade e seguraça para realizá-los, a melhor opção é encaminhar seu equipamento até uma assistência técnica, combinado?!

Espero que o guia acima possa te ajudar e encontrar uma pista do que pode estar acontecendo com a sua impressora.

E se você conhece alguém que também esta passando pela dor de cabeça das falhas de impressão, não deixe de compartilhar esse artigo!

Vale a pena conferir também, nossos outros posts com dicas de reparo, clicando no botão abaixo:

Um abraço e até as próximas dicas!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

plugins premium WordPress

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.

Importante: Este site faz uso de cookies que podem conter informações de rastreamento sobre os visitantes.
Criado por WP RGPD Pro