fbpx
sábado, julho 20, 2024
13.7 C
São Paulo
InícioDicas de usoImpressora Epson Eco Tank puxa até que gramatura de papel?

Impressora Epson Eco Tank puxa até que gramatura de papel?

Ao pensar em adquirir uma impressora, muitas vezes nos deparamos com dúvidas técnicas que podem influenciar diretamente na nossa decisão de compra. Uma dela é: até que gramatura de papel a impressora pode puxar?

Especialmente quando falamos das populares impressoras Epson EcoTank, essa questão se torna ainda mais relevante. Afinal, a gramatura do papel é um detalhe crucial para quem busca qualidade e eficiência nas impressões, seja para uso doméstico ou profissional.

A Epson, reconhecida mundialmente por suas soluções de impressão, tem uma grande variedade de modelos no mercado. No entanto, nem sempre as informações sobre gramatura e tipo de papel compatível vêm claramente especificadas nas embalagens ou manuais.

Prova disso, é que uma das perguntas que mais recebo no canal é: “Minha impressora Epson Eco Tank puxa até que gramatura de papel?“

Neste artigo, vamos esclarecer de uma vez por todas quais tipos e gramaturas de papel são compatíveis com os modelos EcoTank da Epson para que você tenha respostas claras antes de investir em um equipamento.

Impressora epson na mesa com varios papeis coloridos
Entenda quais tipos e gramaturas de papel são compatíveis com os modelos EcoTank da Epson – Imagem: Canva

Leia também:

Gramatura x espessura

Para que você compreenda melhor sobre qual o tipo de papel sua impressora vai puxar, é preciso entender primeiro o que é gramatura e o que é espessura de papel.

O que é Gramatura?

Conforme a fabricante de papel Santa Maria, a gramatura refere-se à massa do papel e é determinada pela quantidade de material (como celulose, cargas e aditivos) em uma área específica. É expressa em gramas por metro quadrado (g/m²).

Por exemplo, quando dizemos que um papel tem 90 g/m², significa que ele pesa 90 gramas por metro quadrado.

O que é Espessura?

A espessura, por outro lado, diz respeito à distância entre as duas faces do papel. Essa característica é medida em micras (µm). A espessura pode variar entre diferentes marcas de papel, pois depende da compactação das fibras na folha.

Por isso, ao tocar em papéis de marcas diferentes, pode-se ter a sensação de que eles têm gramaturas distintas, quando na verdade, o que muda é a espessura.

Como são medidas gramatura e espessura?

Para medir a gramatura, utiliza-se uma chapa calibrada e uma balança de precisão. Já a espessura é medida com um micrômetro especial para papel, que evita compressões indevidas durante a medição.

O Corpo do Papel: Bulk

A relação entre a espessura e a gramatura resulta em uma característica chamada Bulk, que determina o “corpo” do papel. Quanto maior o valor do Bulk, mais encorpado será o papel.

Por exemplo, um papel com gramatura de 75 g/m² e espessura de 100 µm terá um Bulk de 1,33 cm³/g.

Dessa forma, ao escolher um papel, é essencial entender tanto sua gramatura quanto sua espessura. Tendo em vista que, essas características influenciam diretamente na qualidade das impressões e no resultado final de projetos gráficos.

Portanto, ao se deparar com dúvidas sobre a gramatura ou espessura de uma folha, lembre-se de que ambas são propriedades distintas e fundamentais para determinar a qualidade do papel.

Agora que você já entendeu esses conceitos, vamos para alguns pontos que você precisa observar.

Especificações de papel nos manuais da Epson

Com relação aos manuais da Epson na linha Eco Tank, há 3 detalhes no qual você deve se atentar:

1º: Sobre as especificações:

Note que em alguns modelos da Epson, além da especificação da gramatura, há também a especificação de espessura.

Outro detalhe, é que na maioria dos manuais de modelos Eco Tank, consta que a impressora puxa até 90 g de papel comum.

Veja como exemplo as especificações de papel de um modelo mais antigo como a L 355, que além de gramatura, destaca também a espessura:

Especificação de papel Epson L355
Manual do usuário Epson L355 – Foto / Reprodução: Epson

Já em modelos mais recentes como a L3110, há apenas a especificação de gramatura:

Especificação de papel Epson L3110
Manual do usuário Epson L3110 – Foto / Reprodução: Epson

2º: Sobre os tipos de papéis

Além disso, a maioria delas tem em seus manuais os tipos de papéis recomendados pelo fabricante:

Papeis Epson compatíveis
Manual do usuário Epson L3110 – Foto / Reprodução: Epson

3º: Sobre o driver da impressora:

Outro fator relevante é que ao abrir a caixa de diálogo de definições da impressora, papéis como o Epson Premium Presentation Paper Matte Double-sided e o Epson Premium Photo Paper Glossy estão presentes no driver da maioria dos modelos.

Veja o exemplo da L395:

drive impressora epson l395
Drive impressora Epson L395 – Foto / Reprodução: Epson

O que você pode não saber, é que esses tipos de papéis variam entre 179 g e 256 g!

Papel Epson Premium Presentation Paper Matte
Papel Epson Premium Presentation Paper Matte Double-sided de 176 g/m² – Foto / Reprodução: Epson
Papel Epson Premium Photo Paper Glossy
Papel Epson Premium Photo Paper Glossy com 256 g/m² – Foto Reprodução: Epson

E é aí, que entra a questão da espessura!

Muitos papéis podem ter 120g/m², 150g/m², 180g/m², 200g/m², 230g/m², 250g/m², etc…  Mas sua espessura pode ser um pouco mais fina, tornando-o mais maleável. Assim, quando a impressora o puxa no tracionador, ele simplesmente não trava!

Algumas pessoas que compram papéis originais da Epson dizem que as versões fotográficas de 200g/m² ou 230g/m²  são mais maleáveis, e é justamente essa característica que permite que o equipamento puxe eficientemente esse papel.

Afinal, o modelo da minha impressora imprime acima de 90g/m², ou não?

Concluímos então que, a maioria dos modelos Eco Tank,  puxa sim, papéis acima de 90g, sejam elas modelo L120, L210, L220, L355, L365, L375, L380, L395, L396, L495, L555, L1300, L1800, L3110, L3150, L4150, L4160, L121, L3210, L3250, L4260, L5290, L8050, L18050 etc…

Apesar do tracionador de um modelo mais simples como a L121 ser mais frágil do que o de uma L4260, ela vai puxar sim um papel 180g/m², por exemplo.

No entanto, ela não conseguirá fazer a mesma quantidade de impressões que uma L4260 é capaz de fazer. Já que foi fabricada para uso doméstico e não possui peças tão robustas, sofrendo consequentemente, um maior desgaste.

Por fim, os fatores que influenciarão na eficiência da impressão desses papéis são: a qualidade e principalmente a maleabilidade.

Fez o teste e a impressora não puxou?

Tente outra marca, ok?!

Para saber mais sobre esse assunto, assista ao vídeo abaixo e aproveite para se inscrever no meu canal do YouTube!

Espero que este artigo possa ter te ajudado a entender melhor sobre que gramatura de papel que sua impressora Epson puxa.

E se você conhece alguém que precisa saber um pouco mais sobre gramatura de papel das impressoras Epson, não deixe de compartilhar esse artigo.

Confira também, os outros posts do blog com dicas clicando no botão abaixo:

Um abraço e até o próximo post!

27 COMENTÁRIOS

  1. Eu tinha uma L3150 e imprimia bem papel autocopiativo 50 grs até formato ofício 9 depois que comprei a L6270 só consigo imprimir autocopiativo 75 grs no formato A4 (IMPRIME BEM) O 50 grs a impressão fica tremida no final da folha.
    Teria como configurar L6270 pra imprimir autocopiativo 50 grs?

    obrigado
    Zil

    • Esse modelo não foi feito para imprimir papeis abaixo de 65g. Pode ser isso que esta acontecendo, o que você pode fazer é colocar em resolução mais alta pra ela puxar devagar e imprimir mais lento, as vezes resolve.

  2. Minha impressora L375 quando vou imprimir usando papel verge , ela puxa o papel, mas ele passa direto sem imprimir e em seguida no computador, aparece a msg de que a impressora não tem papel. No sulfite imprime normal. já havia feito impressões com este papel, mas agora não parou do nada

  3. Oi, tenho uma L805 e estragou o cabeçote, conserto tá muito caro. Trabalho com papelaria personalizada. Queria saber se a epson l4670 é boa? Achei a tinta da l8050 cara e vi falar que não é econômica

    • Talvez você queria dizer Epson L6270? Se for ela usa a mesma tinta da L4260 porem é bem mais rápida e mais robusta.
      Na minha sincera opinião, sair da L805 e ir para essa outra linha que não é fotográfica no seu caso não vale a pena.
      A L8050 usa a mesmas tinta da L805 e você pode aproveitar. então acho que mesmo o pessoal falando de gasto maior,
      não vejo tanta diferença de custos se fizer os cálculos vai ver que a economia é muito relativa e produção e
      qualidade de imagem dela compensa esse gasto.
      Se puder compre seu equipamento pelos links que estão nas tabelas das matérias neste blog, assim você ajuda a manter esse conteúdo e não lhe custa nada.
      E ainda pode conseguir um preço melhor, pois deixamos links dos principais sites que vendem o equipamento.

  4. Oi, bom dia tenho a L495, mas precisa trocar o cabeça da impressão, como acho que não compensa, esou querendo trocar, Qual impressora é compativel com a minha?
    Uso para impressão de papel 180g reciclado, e eiquetas.

  5. Bom dia, tudo bem? Tenho uma Epson l375 , gostaria de saber quais gramaturas ela puxa. No momento só uso sulfite. Mais pra uso doméstico. Porém eu gostaria de fazer meus cartões de visita e adesivos. Obrigada

  6. OLA BOA TARDE TUDO BEM
    INDICARAM A L 4160 , ela realmente puxa 180 ate 230 de gramatura?
    VOCE PODERIA INDICAR PARA QUEM MEXE COM PAPELARIA PARA PERSONALIZADO QUE PUXE FOLHA DE 90 A 230.
    DESDE DE JÁ MUITO OBRIGADA.

  7. bom dia Fabio, estou buscando um impressora para imprimir papeis entre 250 e 300g preferencialmente papel reciclado. voce teria alguma recomendação?
    Uma outro pergunta, existe alguma impressora que imprima sobre papel com acabamento Prolan?

  8. Adorei sua explicação, porém fiquei com uma dúvida. Minha L3150 puxa todos esses papéis, inclusive estava trabalhando com personalizados usando papel 180g nela, até aí ok, puxando sem problemas, até que ela parou de puxar papel de 70 e 90g, entrei em panico e levei para o técnico. Ele me explicou que como a maquina é para papel até 90g e eu estava usando gramatura maior pode ter criado uma folga na mola ou eu estava usando papel de qualidade inferior. Eles fizeram teste e ela puxou normalmente as 20 folhas do teste. Cheguei a conclusão de que era mesmo os papeis que eu utilizei. Minha duvida é: Pode mesmo ocorrer essa tal folga nas molas e a impressora passar a não puxar mais folhas de gramatura menor que 180g? Depois disso fiquei com medo de usar papéis com gramatura maior e parei de trabalhar com personalizados.

    • Boa Tarde, Fernanda! Olha esse modelo puxa papéis até 230G se você for imprimir uma vez ou outra com esse tipo de gramatura. Porém realmente ele foi feito para funcionar com papeis até 90g.
      Mas esse folga pelos testes que fiz, não é nem da mola e sim uma folga do eixo que vem na maioria das vezes de fábrica.
      Eu aqui já consegui reforçar e colocar uma bucha no eixo para diminuir a folga e voltar a puxar papeis até 180g.
      Deu certo mas é um recurso adptado e não tem garantia de quanto tempo vai funcionar.
      O certoi é que trocando todo sistema de tracionamento (separador de papel e o tracionador completo), geralmente volta puxar por um tempo esse tipo de papel mais grosso. OK

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.

Importante: Este site faz uso de cookies que podem conter informações de rastreamento sobre os visitantes.
Criado por WP RGPD Pro