fbpx
quarta-feira, abril 24, 2024
23.8 C
São Paulo
InícioLançamentos e ReviewsCanon G3160: Review Completo

Canon G3160: Review Completo

No post de hoje, você vai ficar por dentro de todos os detalhes da Multifuncional Mega Tank G3160, o mais novo lançamento da Canon no Brasil!

Lançanda oficialmente em janeiro 2021, a G3160 começou, de fato, a ser encontrada no mercado no mês de março, então resolvi, fazer uma análise completa sobre vantagens e desvantagens desse modelo, que trás grandes evoluções para a linha G.

Então, se você está procurando uma impressora  para uso doméstico ou em escritório não deixe de conferir a matéria completa, pois ela pode te ajudar, e muito, a tomar a melhor decisão sobre a sua compra.

Bora começar pelas especificações!

Montei uma tabela com as informações mais questionadas em meu canal no You Tube. Inclusive, te convido a se inscrever, se você ainda não é inscrito, para não perder nenhuma novidade sobre o mundo da impressão.

Nela, você vai encontrar um resumão, que inclui além das características gerais, informações sobre impressão, digitalização e cópia, itens inclusos na caixa e informações adicionais como preço do equipamento e de seus suprimentos e em que tipos de trabalhos ela pode ser utilizada, ok?!

impressora canon g3160
Impressora Multifuncional Canon Mega Tank G3160 – Foto / Reprodução: Canon

Leia também:

Pontos Relevantes

Além da mudança considerável no design, que veio com uma abordagem bem mais clean e moderna, gostaria de frisar alguns dos pontos que achei mais relevantes nesse novo modelo.

Compatibilidade

Uma grande vantagem da G3160 em relação aos modelos mais antigos, como as famosas G3110 ou G3111, é sua atualização para conectividade com Mac Os. Detalhe que causava grandes queixas dos simpatizantes da marca.

Além disso, a Mega Tank G3160 possui conectividade sem fio via Wi-Fi e o benefício adicional de acesso via aplicativo Canon PRINT Inkjet/SELPHY (disponível para iOS e Android), permitindo fácil configuração, operação e realização de impressões, cópias e digitalização através dos dispositivos móveis, como tablets e smartphones.

Ela ainda é compatível com o Apple AirPrint e o Google Cloud Print, para impressão a partir do Gmail e do Google Docs em dispositivos móveis compatíveis.

Cartucho de manutenção MC-G02

O novo cartucho de manutenção absorvente de troca intuitiva e simples foi, na minha opinião, a maior inovação trazida pelo modelo.

Diferente das versões anteriores, a G3160 foi projetada para que a troca da cabeça de impressão e a do cartucho de manutenção seja realizada pelo próprio usuário, diminuindo assim, a intervenção da assistência técnica para manutenção do equipamento.

Ou seja, você poderá comprar as peças pela internet e trocá-las no conforto da sua casa ou do seu escritório.

tanque de tinta

Outra novidade, é sua tecnologia de abastecimento por sucção, sistema já existente no mercado em marcas como a Epson, que permite o encaixe por cor, evitando transtornos e trocas de cores de tintas acidentais no momento do abastecimento.

Detalhe que merece a atenção de quem pretende utilizar tintas compatíveis, já que, para conseguir utilizar as tintas de outras marcas posteriormente na impressora, será necessário guardar os frascos originais GI-11 vazios, ou comprar marcas compatíveis que já disponibilizem os frascos no novo formato, ok?!

Cabeças de impressão BH-10 e CH-10

Assim como nos modelos mais antigos, a Mega Tank G3160 tem como base o sistema Bubble Jet, que utiliza a cabeça preta (BH-10) e a cabeça colorida (CH-10) separadas e removíveis, possibilitando que o usuário possa trocá-las em casa e sem o auxílio de um técnico.

Velocidade de Impressão

Vale ressaltar também, que sua velocidade de impressão é sensivelmente mais rápida do que as de suas antecessoras.

Nas impressões de fotos, por exemplo, a diferença na velocidade pode chegar a 15 segundos, conforme as especificações do fabricante.

Válvula de Fluxo de Tinta

valvula de fluxo de tinta

Esse modelo também trouxe uma modificação na posição da alavanca da válvula de fluxo de tinta, utilizada em momentos como o transporte ou a troca da cabeça de impressão da impressora.

Nos modelos mais antigos era necessária a remoção das tampas dos tanques de tinta para o acionamento da válvula.

Já na G3160, essa ação ficou bem mais simples com a disponibilização de uma chave.

Canon G3160 faz impressões até 1,20m de comprimento e fotos sem bordas

O modelo G3160 faz impressões de fotos sem bordas até o tamanho A4.

Outro detalhe que vale a pena destacar, é que a multifuncional também possibilita a realização de configurações personalizadas de impressões de até 21,6 a 120 cm.

Ou seja, da pra fazer impressões até 1,20m de comprimento na Mega Tank G3160.

Cabo USB

Um ponto negativo nessa atualização é que o cabo UBS não vem incluso com o produto, como vinha em alguns modelos anteriores.

Infelizmente você terá que comprá-lo a parte, para fazer a instalação da impressora em seu computador, de forma mais simples.

Mas não é nada inviável também, você consegue acha-lo em lojas de informática, na faixa de R$15,00.

De acordo com o fabricante, a falta de cabo UBS na caixa tem três explicações:

  1. A impressora tem Wifi, assim ela pode se comunicar com diversos dispositivos sem a necessidade de um cabo.
  2. O cabo USB utilizado nesta impressora é o padrão que o cliente provavelmente já possui de outros dispositivos.
  3. Como os dois primeiros pontos sugerem que muito provavelmente o cliente usará seu cabo ou via Wifi, a Canon entende que se torna uma questão ambiental não enviar o cabo, contribuindo com a diminuição de lixo eletrônico. É uma iniciativa que algumas empresas aderiram entendendo que é um cabo de uso comum que muitos clientes já possuem em demasia.

Canon G3160 é boa?

Particularmente gostei muito das atualizações e robustez desse modelo.

Se você é professor, estudante, profissional liberal, por exemplo, vale muito a pena considerar a Canon G3160 como uma opção.

Ela também pode ser uma boa opção para quem está começando no ramo de personalizados. Só se atente ao detalhe de que a tinta preta dela é pigmentada, então é preciso atenção para a utilização de papéis fotográficos, que para oferecerem um bom resultado devem possuir tratamento para impressões com tinta pigmentada e corante, ok?!

Já para quem está pensando em um modelo para sublimação, ela não serve, devido ao seu sistema de impressão.

Se você ainda ficou com alguma dúvida em relação a G3160, não deixe de assistir também, os vídeo que fiz sobre ela, mostrando esses e muitos outros detalhes. Vou deixá-los abaixo para que você possa conferir, ok?!

Review completo Canon G3160
Canon G3160: Instalação e Testes de Impressão

Confira também, os outros posts do blog com comparativos entre outros modelos e marcas clicando no botão abaixo:

E se você conhece alguém que está afim de comprar uma impressora Canon, não deixe de compartilhar esse artigo.

Um abraço!

14 COMENTÁRIOS

  1. Olá Fábio, parabéns pelo conteúdo e principalmente pela didática. Tenho uma dúvida: mantendo os refis das tintas é possível enchê-los depois com tinta paralela? Isto é: é possível destampar e colocar a tinta paralela como por exemplo os da Epson 544? Ou terei que fazer com seringa?

    • Olá, Nelson!! Nesse caso, você pode colocar a tinta paralela no refil original usado usando uma seringa ou pode usar a seringa direto no reservatório, tem que tomar só o cuidado de não errar as cores. Esse refil original da Canon não sai a tampa mais pode encher com seringa.
      Se precisar de tinta Canon pode comprar nesse site : http://www.comprarecia.com

  2. Olá Fabio tudo bem? Uma dúvida estou com esta impressora a algum tempo e como utilizo pouco, sempre acaba entrando ar nas mangueiras, existe algum procedimento para evitar este tipo de situação…desde um grande abraço.

    • Você pode é fechar a trava de transporte das mangueiras. Ai quando você for usar você volta ela pra posição de impressão.
      Isso diminui a possibilidade de voltar tinta e dar ar na mangueiras quando se usa pouco o equipamento. Porém
      não pode esquecer de abrir quando for imprimir pois pode gerar outro problema.

  3. Boa noite Fábio!
    Minha dúvida é em relação a manutenção de troca de cabeça de impressão e cartucho de manutenção. Quanto tempo no meu caso de uso doméstico , devo fazer impressão no máximo 300 impressões por semana. Deve durar para essas trocas? Ou se vc me indica outra?

  4. Fábio, Parabéns pelo trabalho. Dessa forma você ajuda muitas pessoas leigas como eu a fazer a escolha certa na hora da compra da impressora. Por favor me tire uma duvida, preciso de uma multifuncional tanque de tinta para uso domestico (Impressões de trabalho da escola das criança, algumas coisas do trabalho, etc) Qual é a melhor impressora custo x beneficio na sua opinião para o meu caso?

    • Obrigado!! Se você não precisar de WI-FI a Epson L3210 seria uma ótima opção para casa.
      Se precisar de WI_FI a Canon G3160 pelo preço que esta vale mais a pena.
      Se for comprar e quiser ajudar, compre pelos links do Blog. OK

  5. Bom Dia FABIO Adore seu canal esta mi ajudando muito na compra de uma impressora, estava com muita duvida navegando na internet vi seus vídeo muito bom Parabéns espero que Deus de muita saúde e forca para vc continuar dando este chôu de IMPRESSORAS, Já estou te seguindo com certeza.
    .

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

plugins premium WordPress

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.

Importante: Este site faz uso de cookies que podem conter informações de rastreamento sobre os visitantes.
Criado por WP RGPD Pro