E o tema de hoje é: por que impressoras HP não podem ser usadas para sublimação?
Essa é uma dúvida muito frequente em minhas redes sociais. Então, resolvi fazer esse artigo para explicar em detalhes o porquê dessa restrição.
Se você está interessado em trabalhar com sublimação e quer comprar uma impressora para esse fim, nesse artigo, você vai poder ficar um pouco mais por dentro sobre esse assunto e poder fazer sua escolha de maneira mais acertiva.
Primeiramente, é preciso entender como funciona o processo de sublimação.
Muitas pessoas acham que sublimação é apenas transferência da imagem do papel para a camiseta, como é feito no processo com papel de transfer, porém, sinto em informar que não é assim!
Leia mais:
- Multifuncional Epson EcoTank L14150 A3+
- Moldes de caixas para imprimir grátis
- 10 Defeitos de impressora que você pode evitar
O que é sublimação?
A primeira coisa que que você deve saber é, como acontece o processo de sublimação?
1º Você deve comprar uma impressora e fazer seu primeiro carregamento de tinta já com a tinta do tipo sublimática.
FALANDO NISSO… no artigo Qual a diferença entre tinta corante, pigmentada, sublimática e comestível, você pode entender um pouco melhor sobre cada uma delas.
Caso você tenha uma impressora abastecida com outro tipo de tinta, antes de usar a tinta sublimática é preciso levar seu equipamento em uma assistência técnica, para que seja realizada uma limpeza completa do sistema de tintas. Incluindo não só os tanques, como também o cabeçote e as mangueiras, ok?!
2º Faz-se então, a impressão da arte desejada em um papel especial, chamado papel sublimático, que possui tratamentos especiais e permite um melhor acabamento nas peças.
OBS: A maioria das pessoas utiliza o papel ofício comum, que também vai permitir que o processo aconteça, mas com um acabamento um pouco inferior ao do papel apropriado.
3º A impressão é colocada sobre a peça desejada (camisas, long drinks, chinelos, azulejos, canetas, etc… que devem ser a base de tecidos sintéticos ou resinados) e a arte é transferida para a peça através da pressão e calor de uma prensa.
Observe a figura abaixo para entender de forma mais clara como o processo funciona:
Não sei se você conseguiu perceber, mas na verdade, o que acontece nesse processo, após o aquecimento da tinta através da prensa, é que a tinta sublima. Tornando-se um gás, que se ancora e se impregna nos poros do objeto.
A tinta passa do estado sólido, sim, sólido e não líquido, porque tem em sua composição vários pigmentos. E passa para e estado gasoso!
Vamos entender agora como funciona o sistema de impressão das impressora HP e o porque ele é contra indicado para esse fim.
Como funciona o sistema de impressão da HP?
As impressoras a jato de tinta da marca HP, funcionam através de um sistema de impressão chamado Bubble Jet.
Trata-se de uma tecnologia de impressão térmica, no qual uma pequena quantidade de tinta é submetida a uma temperatura de 500 °C para formar pequenas bolhas.
Com o aquecimento, essas bolhas fazem uma pressão sobre a tinta, que é expelida pelos orifícios da cabeça de impressão, chegando assim, até o papel.
Quando este processo é finalizado, o espaço deixado pela bolha é preenchido novamente por uma pequena quantidade de tinta e, tudo se repete.
Veja abaixo como ocorre o processo na prática:
Patenteado pela Canon em outubro de 1977, além da HP, esta tecnologia também é utilizada pela empresa Lexmark.
Bem, a partir desse momento você deve estar se perguntando: Mas, e daí, o que isso tem a ver com o sistema de impressão da HP não poder ser usado para sublimação?
Como a tinta sublimática é sensível ao calor e a cabeça de impressão da HP aquece na hora de expelir a tinta, ela acaba sendo sublimada antes da hora. Impossibilitando que esse tipo de trabalho seja realizado com eficiência e a longo prazo.
É claro que pode acontecer de parte dessa tinta chegar ao papel sem total sublimação, já que a velocidade desse aquecimento é muito rápida. Mas tenha em mente que tratam-se de 500 °C!
Então, a medida que a cabeça imprime, ela também continua aquecida.
Por esse motivo essa tecnologia infelizmente não serve para trabalhar com tinta sublimática!
Se não fosse por isso, seria mais uma opção para o consumidor, que possivelmente teria a possibilidade de maior concorrência e menor preço dos equipamentos e da própria tinta.
Porque impressoras da Epson podem ser usadas para sublimação?
A essa altura você também deve estar se perguntando: Mas porque então, as impressoras da Epson podem ser utilizadas para sublimação?
Porque a Epson trabalha com uma tecnologia de impressão chamada Micro Piezo!
O sistema lançado pela marca em 1993, permite que a tinta seja expelida através de cristais piezo, que emitem um impulso quando a impressora lhes envia sinais elétricos, forçando consequentemente a saída da tinta sem a necessidade de aquecimento.
Outro detalhe importante é que através desse controle de impulso, é possível mudar o tamanho das gotas que são expelidas, possibilitando, consequentemente, uma maior resolução.
Confira na figura abaixo, como funciona o processo na prática:
Como não é utilizado o aquecimento nesse sistema de impressão, há uma maior flexibilidade de tipos de tinta que podem ser utilizados, incluindo os líquidos sensíveis ao calor.
Considerações importantes
Muitas pessoas já tentaram usar impressoras HP para sublimação, mas, por mais que o equipamento estivesse novo, não costumava durar mais que um mês.
Tendo em vista que o processo faz com que a tinta se impreguine em toda a cabeça de impressão, causando fatalmente constantes entupimentos e a criação de crostas de tinta em volta dela.
Elas acham que o processo se torna mal sucedido devido a densidade da tinta sublimática, mas se fosse devido a isso, as tintas pigmentadas, que são usadas tanto na Canon como na HP, também dariam o mesmo problema.
Tendo em vista, que também são mais grossas e a base de pigmentos.
Diferente delas, você agora já sabe, o porque impressoras Hp não podem ser usadas para sublimação.
E que, o que realmente acontece, não é entupimento. Mas sim, impregnação da tinta sublimática no cabeçote, deviso ao mesmo funcionar a base de aquecimento.
No vídeo abaixo, explico essa situação mais detalhamente:
Confira também, outros artigos do blog com dicas de uso e reparo.
E se você conhece alguém que precisa dessa orientação, compartilhe esse artigo, combinado?!