A varejista chinesa Shein, divulgou que converteu mais de 50% de suas impressões de origem direta para o método de impressão de transferência térmica digital.
Desde de dezembro de 2018, a impressão digital por transferência térmica vem sendo adotada com o objetivo de acelerar a eficiência da impressão e reduzir o impacto ambiental da fabricação de têxteis em sua cadeia de suprimentos.
Segundo a gigante, a técnica esta sendo aplicada ao processo de produção de pequenos lotes da empresa, ajudando a reduzir o desperdício de estoque e a conservar recursos desde o início.
Embora mais caros do que a serigrafia tradicional, os métodos de impressão digital oferecem uma série de benefícios, entre eles a redução do consumo de água e energia, já que os corantes são impressos em papel de transferência térmica antes de serem transferidos para o tecido para formar um padrão.
Tecnologia de impressão x Sustentabilidade
Em quatro anos, a implementação dessa tecnologia permitiu à SHEIN economizar 590.000 toneladas de água, quantidade equivalente a cerca de 1,18 bilhão de garrafas de 500 ml!
De acordo com o grupo Shein, enquanto a serigrafia convencional usa 0,49 toneladas de água para produzir 100 metros de tecido, a tecnologia de impressão por transferência térmica digital utilizada pela varejista online é totalmente seca, melhorando a eficiência operacional e reduzindo a pegada hídrica de cada peça.
Outra fator interessante, é que a impressão têxtil digital também reduz o desperdício de tecido, já que pode detectar falhas e manchas criadas a partir de designs complexos, ou ainda, criar padrões e removê-los, antes da tranferência para o tecido, aprimorando consequentemente, a qualidade da impressão.
Isso permite uma maior porcentagem de roupas acabadas com alta qualidade, reduzindo a superprodução e o desperdício de recursos na origem.
A adoção dessa nova tecnologia de impressão também tem permitido a Shein, mais flexibilidade e eficiência, já que permite a produção de uma maior variedade de itens antes de decidir se aumenta ou interrompe a produção com base no feedback do mercado.
De acordo com Adam Whinston, chefe global de meio ambiente, social e governança (ESG) na SHEIN:
“Com nossos investimentos para ampliar a adoção da tecnologia de impressão por transferência digital para mais de 50% de nossa cadeia de suprimentos, a SHEIN cria valor para toda a sua cadeia de valor de ponta a ponta. Permitimos que nossos fornecedores otimizem as práticas de fabricação e, ao mesmo tempo, reduzam o risco de superprodução e impacto ambiental, oferecendo produtos de qualidade e variedade aos nossos clientes. A impressão têxtil digital está se consolidando como uma tecnologia eficiente e sustentável que continuará a apoiar nossas metas de redução de impacto do escopo 3, à medida que expandimos seu uso em nossa cadeia de suprimentos nos próximos anos”
Adam Whinston, chefe global de meio ambiente, social e governança (ESG) na SHEIN
Uma auditoria voluntária realizada pelo Bureau Veritas (BV) – líder mundial em serviços de teste, inspeção e certificação – confirmou que a impressão por transferência térmica digital da SHEIN é um processo sem desperdício de água.
Outro ponto relevante é a utilização de tintas certificadas pela Oeko-tex, isentas de substâncias perigosas.
Como parte de seus esforços para melhorar a fabricação têxtil, no início deste ano, a SHEIN compartilhou seu Inventário de Emissões de GEE de 2021 e Planos para Reduzir as Emissões de Carbono até 2030 , um compromisso renovado com seu Programa de Empoderamento da Comunidade de Fornecedores , uma iniciativa que visa promover parceiros fornecedores e suas comunidades em diferentes estágios de seu desenvolvimento, o estabelecimento de um Programa Spotlight SHEIN para capacitar as famílias dentro das comunidades de fornecedores de onde provê.
Para mais notícias sobre o mundo da impressão, clique no botão abaixo: