Pesquisadores do Massachusetts Institute of Technolog (MIT), desenvolveram uma impressora móvel de vacinas que promete novos rumos à medicina.
Atualmente, boa parcela das vacinas, exige cuidados específicos de armazenamento, tendo em vista, sua necessidade de conservação em temperaturas padronizadas.
Outro fator relevante é que através do procedimento atual, são necessárias, não só seringas e agulhas, como também, profissionais de saúde treinados para administrá-las.
Pensando nisso, uma equipe de pesquisadores do MIT , desenvolveu uma impressora 3D capaz de produzir um novo tipo de aplicação dos imunizantes.
Diferente da injeção tradicional, a vacina é aplicada através de adesivos com centenas de microagulhas, que são dissolvidas em contato com a pele.
O processo permite ainda, que após a impressão, os adesivos de vacina possam ser armazenados por meses em temperatura ambiente.
Como funciona a impressora de vacinas?
De acordo com o estudo, moléculas de vacina de RNA encapsuladas em nanopartículas lipídicas e polímeros compõem a “tinta”.
A impressão da vacina acontece através de um braço robótico (Epson T3), que injeta a tinta em moldes de microagulhas.
Depois disso, uma câmara de vácuo abaixo do molde suga a tinta até o fundo, garantindo que a mesma alcance as pontas das agulhas.
Após o procedimento de preenchimento, os moldes levam de um ou dois dias para secar.
Embora o estudo inicial tenha sido focado em vacinas de RNA da Covid-19, os pesquisadores planejam adaptar o processo para a produção de outros tipos de vacinas, incluindo as feitas de proteínas ou vírus inativados.
O dispositivo pode ser implantado em qualquer lugar onde as vacinas sejam necessárias e tem o potencial de produzir vacinas sob demanda durante surtos de doenças.
O protótipo atual pode produzir 100 patches em 48 horas, mas, a aposta é de que o equipamento seja ampliado para produzir centenas de doses de vacinas por dia, para alcançar o maior número de pessoas.
FALANDO NISSO… Aqui no blog tem uma matéria super interessante sobre: Scanner de xixi: Withings apresenta protótipo do U-Scan. Vale a pena conferir!
Para mais notícias sobre o mundo da impressão, clique no botão abaixo:
Referências:
- TRAFTON, A. Vaccine printer could help vaccines reach more people. MIT News on Campus and around the world. 2023. Disponível em <https://news.mit.edu/2023/vaccine-printer-could-help-vaccines-reach-more-people-0424>. Acesso em 26 abr. 2023
- VANDER SATRAETEN, A; SAMARDI, M; DARISTOTLE , JL et al. A microneedle vaccine printer for thermostable COVID-19 mRNA vaccines. Nat Biotechnol . 2023. doi: 10.1038/s41587-023-01774-z