Bug do Windows: usuários do Windows 10, Windows 11 e Windows Server 2022 recentemente enfrentaram um desafio técnico inesperado.
De acordo com o portal Adrenaline, após uma atualização, um bug peculiar renomeou impressoras de diversas marcas para “HP LaserJet M101-M106” e instalou automaticamente o aplicativo HP Smart, mesmo em dispositivos sem impressoras conectadas.
Leia também:
- 10 Defeitos de impressora que você pode evitar
- Impressora não conecta no WI-FI, como resolver?
- 6 Sites com cartões de natal, caixinhas, enfeites e desenhos para imprimir GRÁTIS!
Como o Bug do Windows está afetando usuários
No final de novembro, fóruns online começaram a relatar um bug intrigante no Windows afetando impressoras.
O sistema operacional alterou o nome e o ícone das impressoras, forçando a instalação do driver da HP e impactando a gestão de dispositivos.
Curiosamente, impressoras HP não foram afetadas, mantendo suas configurações originais.
Vale destacar também, que várias impressoras ainda operam adequadamente, apesar de estarem utilizando o driver “modificado”.
Instalação não autorizada e preocupações com privacidade
O HP Smart App, uma ferramenta legítima para impressoras HP, foi instalado automaticamente sem consentimento dos usuários. Este fato levantou questões sobre privacidade e controle do sistema, preocupando muitos sobre a segurança de suas informações.
Até o momento, a Microsoft não emitiu uma declaração oficial sobre o bug das impressoras no Windows, e a HP está investigando a causa.
A recomendação é de que os usuários evitem atualizações do Windows a partir de 27 de novembro para prevenir complicações adicionais.
A prudência na adoção de novas atualizações, especialmente em ambientes profissionais, pode evitar transtornos e garantir a continuidade das operações.
Outras questões importantes, envolvem desde ter backups regulares até saber onde buscar informações confiáveis e suporte quando necessário para evitar dores de cabeça.