Se você quer economizar um pouco com a sua impressora, e evitar alguns problemas, pra não passar por perrengues com seu equipamento, seja ele de qual marca for, confira tim-tim por tim-tim os 10 defeitos de impressora que você pode evitar!
Esse artigo vai te salvar de vários probleminhas que podem ocorrer durante o dia a dia.
São várias as situações que já vi acontecer com clientes durante anos e infelizmente, boa parte delas são geradas por erros bobos, que muitas vezes fazem com que você até perca o seu equipamento.
Então, chega de passar aperto e muitas vezes até perder serviços porque não fez a coisa certa e porque não tinha a informação correta, ok?!
Vou passar para vocês um checklist com os dez principais problemas que você pode evitar na sua casa ou escritório, bora?!
Leia mais:
- Como saber se a tinta da impressora é falsificada?
- Limpeza de cabeçote Epson: passo a passo
- Reset, almofadas de tinta, caixa de manutenção e dispenser. Qual a diferença?
ERRO 1: Puxar o papel de forma incorreta
A impressora está imprimindo e de repente o papel agarra… Se você normalmente, puxa esse papel com ela ligada ou de forma incorreta, ai, ai, ai, ai, ai…
Nunca faça isso com sua impressora, seja ela qual for!
Quando uma situação dessa acontecer a primeira providência que você deve tomar é: desligar o equipamento.
Depois puxe a folha que agarrou, no sentido em que o papel sai. (Isso vai depender do modelo do seu equipamento).
Outro detalhe é que, a maioria das impressoras, ou permitem a acesso a área do carro de impressão, ou possuem uma tampa removível, localizada na parte traseira ou embaixo do equipamento para que esse substrato atolado possa ser retirado totalmente.
Então, nunca puxe o papel com a impressora ligada, nem puxe-o no sentido contrário ao que ele sai após a impressão, já que isso, além de poder tirar os sensores de posição do papel do lugar, pode ocosionar a quebra do tracionador, tendo em vista que nessas situações ele é forçado a girar as engrenagens no sentido oposto ao que ele foi projetado, ok?!
A retirada incorreta de papel normalmente é a grande responsável por erros de leitura da posição do papel e falhas em seu reconhecimento.
ERRO 2: Reutilizar papéis de rascunho
Eu até compreendo a intenção de economizar não só dinheiro, como a emissão de lixo. Mas, infelizmente na realidade do dia a dia, esse hábito traz muitas das vezes, mais prejuízos do que vantangens.
Vou te explicar com exemplos:
Algumas dessas folhas, sempre passa despercebida com algum grampo ou clip e consequentemente sempre causa dor de cabeça também.
Perdi as contas de quantas vezes já vi cliente tendo que trocar a película da fusora de impressoras a laser porque foi rasgada por um grampo ou um clip.
Só quem já teve que trocar sabe o precinho salgado que é.
Isso quando os danados não caem no meio das engrenagens das impressoras a jato de tinta e é preciso desmontar o equipamento quase inteiro, pra achar.
Então, se “do nada” a folha começar a sair torta ou não ser puxada, já fique sabendo que pode ser um amigo grampo.
Fora isso, uma folha que já foi utilizada e muitas das vezes esta misturada em meio a várias outras, nunca estará alinhada como uma nova. E aqueles pequenos amassadinhos nas beiradinhas são os principais responsáveis por aquele atolamento que tanto te estressa.
Então, siga o conselho do amigo técnico e evite esse hábito, salvo nos casos em que você precise imprimir um documento frente verso, ok?!
ERRO 3: Misturar tintas diferentes no mesmo tanque de tinta
Jamais misture diferentes tipos de tinta (corantes, pigmentadas, comestíveis ou sublimáticas) em uma única impressora.
Cada tipo de tinta possui química e pigmentos diferentes, que se misturadas, sofrerão reações que danificarão seu equipamento.
Se o primeiro carregamento da impressora foi realizado com as tintas originais (corantes na maioria dos casos), para utilizar uma tinta pigmentada, sublimática ou comestível posteriormente, é preciso acionar um técnico especializado para a limpeza completa do sistema de tintas, ok?!
No vídeo abaixo tem um passo a passo desse procedimento nas impressoras Epson, para os mais habilidosos que queiram se aventurar:
Outra detalhe super importante e que jamais me cansarei de repetir: tinta universal não existe!
A tinta da Hp não pode ser usada na Epson, nem a canon na Brother e por aí vai…
Cada marca possui uma tecnologia e tipo de tinta específico, não caia nessa pelo amor de Deus, hein?!
Fiz um vídeo especial sobre esse assunto, vale a pena dar uma olhada:
ERRO 4: Puxar o cabo de energia da tomada antes que a impressora tenha finalizado o desligamento do painel
Se você tem o hábito de desligar o estabilizador ou puxar a tomada da impressora antes que ela finalize o desligamento do painel, comece a rezar!
Todas as impressoras a jato de tinta, independente da marca, possuem uma peça chamada Cap Station no qual a cabeça de impressão fica protegida quando o equipamento não está em funcionamento.
Se você interrompe o desligamento completo do painel , a cabeça de impressão fica no meio do caminho e sem nenhuma proteção!
Apesar de não ser nada bom para a impressora, se isso acontece de um dia para o outro não há danos e você consegue resolver com a limpeza através do software.
Agora se isso acontecer em um final de semana, às vésperas de um feriado, ou antes de uma viagem… Prepare-se para o prejuízo!
ERRO 5: Deixar a tinta da impressora acabar
Esse erro é tão comum que fiz até um meme!
Mas brinacadeiras a parte, esse é o quinto entre os 10 defeitos de impressora que você pode evitar.
Toda impressora tanque de tinta possui um indicador do limite máximo para o reabastecimento, que quando é ultrapassado, também traz boas dores de cabeça.
Esse pequeno esquecimento pode causar desde falhas de impressão devido a entrada de ar nas mangueiras até a queima da cabeça de impressão!
Isso porque, quando você dá um comando de impressão e a impressora está com o tanque vazio, o que vai ser consumido gradativamente será o resto de tinta das mangueiras, que posteriormente causará a queima da cabeça de impressão devido ao aquecimento.
Então tenha cuidado, ok?!
ERRO 6: Deixar a tampa da bandeja traseira de papel aberta após o uso
Grande parte das multifuncionais possui uma bandeja traseira onde as folhas são colocadas.
O que algumas pessoas não reparam é que ela também possui uma tampinha que deve sempre ficar fechada quando não há a utilização de papel.
Isso evita que objetos possam cair no sistema de tracionamento.
Não subestime essa dica, pois já perdi as contas de quantos foram as clientes que acharam, caneta, borracha, prendedor de cabelo e infinitos tipos de pequenos objetos que vão ocasionar congestionamentos e erros na hora do equipamento puxar o papel.
Outro erro comum é deixa as folhas na bandeja após a utilização da impressora.
Isso, consequentemente, faz com que esse papel absorva umidade do ambiente e comece a grudar uma folha na outra.
E se sua impressora fica próxima a uma janela ou está em um ambiente em que esteja em obra, além de fechar a tampa traseira, provedencie também uma capa para evitar dores de cabeça.
Nesse casos a poeira vai empreguinando e agarrando nos mecaninismos com graxa e consequentemente, vai comprometer o funcionamento correto do sistema de impressão e de algunas sensores. Então, fique esperto, ok?!
ERRO 7: Dar o comando de imprimir com a impressora desligada
Quem nunca deu um comando de impressão sem perceber que a impressora estava desligada?
Você manda imprimir, fica olhando pra coitadinha, manda imprimir de novo e nada de novo.
O estresse vem, você clica mais uma 10 vezes no mouse e só depois percebe que a coitadinha não tá ligada.
O grande problema dessa situação é que você acaba criando spooler (Spool) também conhecido como “fila de impressão”.
O spooler é um espaço na memória do computador onde ficam armazenados em fila os arquivos enviados para impressora.
Quando a transmissão do computador para a impressora não é bem sucedida, seja devido ao equipamento estar desligado ou a algum mau contato no cabo USB , o documento vai ficar “travado” na fila em espera por tempo indeterminado, e geralmente não é excluído com muita facilidade.
Então sempre verifique se a sua impressora está ligada antes de imprimir.
ERRO 8: Colocar peso sobre a impressora
Muitas pessoas colocam objetos encima da impressora e não têm ideia de que isso pode dar uma grande dor de cabeça.
Esse peso pode forçar o equipamento, e no caso das multifuncionais, até descolar o vidro do scanner.
Então, nada de fazer da sua impressora uma estante, combinado?!
ERRO 9: Deixar a impressora sem imprimir por longos períodos
Outro problema que acontece demais é deixar a impressora tanque de tinta parada por longos períodos.
Fazendo uma grosseira analogia, podemos dizer que a cabeça de impressão da sua impressora funciona com um sistema parecido com o de um chuveiro, só que com buraquinhos da espessura de um fio de cabelo!
Sem o uso, a tinta resseca nesses orifícios e o equipamento não vai imprimir corretamente sem que você realize uma limpeza da cabeça de impressão.
Então, se você não usou sua jato de tinta por mais de 15 dias consecutivos sempre faça uma limpeza da cebeça de impressão antes de imprimir, ok?!
Você pode conferir o passo a passo, para os modelos Epson, no artigo: Limpeza de cabeçote Epson: passo a passo
Se sua impressora for de outra marca é só acessar o painel ou driver dela no computador. Essa função sempre fica na categoria manutenção.
Aqui no blog tem um artigo especial com as 5 principais causas do entupimento do cabeçote da sua impressora, vale a pena conferir também.
ERRO 10: Tombar a impressora
Jamais tombe a sua impressora!
Isso pode causar uma série de danos devido ao derramento de tinta ou de pó de toner nas partes internas do equipamento.
As dores de cabeça podem variar desde danos a fita e disco incolder, causando embaçamento das impressões até a queima da placa lógica.
Então, precisar transportar sua impressora, seja para a manutenção, ou até mesmo para uma mudança, sempre opte por um carro, ok?!
Outra situação complicada é deixar seu equipamento em superfícies desniveladas. Veja no vídeo abaixo o que pode acontecer:
Você também pode conferir essas e muitas outras dicas nesse outro vídeo:
Conhece alguém que precisa conhecer essas dicas para evitar dores de cabeça? Não deixe de compartilhar esse artigo.
E se você já cometeu algum desses 10 erros, comenta aqui embaixo , beleza?!